jueves, 25 de noviembre de 2010

VALENÇA

Novas Valências Unidade Móvel de Saúde de Valença



Vítor Salvador / Valença
A Unidade Móvel de Saúde de Valença apresenta inovações nos serviços de apoio aos munícipes - apoia doentes dependentes ao domicílio e dá Educação de Saúde a familiares.
Ao longo de 2 anos esta unidade tem prestado um serviço vocacionado para a prevenção, vigilância da saúde e a prestação de cuidados primários à população, em particular à mais idosa, que tem uma maior dificuldade de mobilização para aceder ao Centro de Saúde. Mensalmente, em cada freguesia do concelho, a Unidade Móvel, coloca-se num ponto central onde se realizam despistes cardiovasculares, medição da tensão arterial e diabetes.
A partir do acompanhamento personalizado dos doentes surge então, a necessidade de disponibilizar mais valências ao serviço da população direccionando-se, também, para os doentes oncológicos e acamados.
Este novo serviço consiste na visita dos profissionais de saúde à residência de doentes acamados ou com dificuldades em se mobilizar e aposta no apoio a doentes oncológicos facultando-lhes a medicação/próteses que até então só obtinham no Centro de Saúde.
Para além de tudo isto existe, também, uma vertente designada Educação da Saúde, que consiste em ensinar os familiares, que lidam no dia a dia com o doente, a detectarem alguma anomalia que possa surgir no decorrer da administração da medicação e prepara-los para qualquer imprevisto que possa surgir de modo a que estes, numa primeira fase, antes de chegarem os meios técnicos, possam prestar o auxílio mais indicado.

A reestruturação implicou, também, uma redefinição geográfica da área de abrangência privilegiando o apoio às populações mais distantes do centro de saúde.

A Unidade Móvel de Saúde prima pela proximidade ao munícipe, por iniciativa da Câmara Municipal e Centro de Saúde.
Jornadas Micológicas de Valença
Os Cogumelos, Variedades e Utilização na Gastronomia

A Câmara Municipal de Valença promove as 1ªs Jornadas Micológicas de Valença - “Os Cogumelos, Variedades e Utilização na Gastronomia”, domingo, 28 de Novembro, com palestra, saída de campo, confecção e degustação de cogumelos silvestres.
Cantharellus, lactarius, boletus e frades são algumas das espécies mais presentes nas áreas florestais de Valença e que costumam fazer as delicías gastronómicas dos apreciadores do Reino Fungi.
Com já uma centena de inscrições, o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, considera, esta primeira jornada, já um sucesso e uma experiência enriquecedora para potenciar o turismo activo e de natureza.
O ponto de encontro está marcado para as 9h00, em frente à Piscina Municipal. Seguem-se as palestras “Introdução ao Reino Fungi” e “Espécies de Cogumelos dominantes em Valença, recolha e consumo”. A acção será orientada pelo especialista em micologia Carlos Venade.
Para as 10h30 está programada uma saída de campo, com um percurso micológico no Trilho Pedestre Entre Mosteiros, desde o Convento de Ganfei até ao de Sanfins, com a distância de 4 Km's. Ao longo do percurso Carlos Venade fará a interpretação das espécies que forem possíveis de encontrar.
No recinto do Convento de Sanfins, final do percurso, está marcada a degustação volante de cogumelos silvestres que serão confeccionados no local.
Através da saída de campo, pretende-se dar a conhecer aos participantes a diversidade e o potencial dos cogumelos silvestres, bem como as diferentes formas de conservação e de utilização. A oficina será complementada com a degustação de uma ementa temática.
Os interessados em participar, ainda, nesta Jornada Micológica, deverão fazer uma pré-inscrição pelo telefone 251 809 500 ou pelo correio electrónico
geral@cm-valenca.pt

No hay comentarios:

Publicar un comentario